Construção de 55 fogos a custos controlados no Imaculado Coração de Maria

 

Foi apresentado nesta terça-feira, dia 29 de agosto, o terreno, situado no Caminho dos Saltos, freguesia do Imaculado Coração de Maria, concelho do Funchal, onde serão construídos 55 fogos ao abrigo do Programa Casa Própria, um programa já aprovado em Decreto Legislativo Regional, para promover a habitação económica na Região, através do regime de construção a custos controlados.

Este programa prevê um conjunto de incentivos a conceder às cooperativas de habitação e promotores imobiliários para construção e reabilitação de imóveis para habitação económica, e posterior alienação a preços ajustados à taxa de esforço da classe média e dos jovens em início de vida profissional.

A conjugação destes incentivos irá permitir que o valor final de aquisição seja até 30% inferior ao preço de mercado

Recorde-se que o Governo Regional está empenhado, paralelamente com outros programas habitacionais já criados, em ajudar a classe média e os jovens em início de vida profissional na aquisição de uma habitação própria permanente.

O Casa Própria é, assim, um instrumento de apoio ao dispor das famílias madeirenses enquanto perdurarem as atuais condições económico-sociais que motivaram a sua criação, o qual permitirá introduzir equilíbrio no mercado através do ajustamento da oferta aos rendimentos de muitas famílias que procuram adquirir uma habitação.

Ainda relativamente ao local onde irão nascer estes 55 fogos, trata-se de um terreno pertencente à RAM, que será cedido em breve à IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, com uma área total de 5.650m2.

O projeto de arquitetura propõe a construção de três blocos, perfazendo um total de 55 fogos, dos quais 16 serão de tipologia T1, 23 de tipologia T2 e 16 de tipologia T3.

De salientar que, uma vez concluídos, estes fogos poderão ser adquiridos pelas famílias que se candidatarem ao Programa Casa Própria.