Dia Mundial dos Vizinhos celebrado em vários bairros sociais 

A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira retomou este ano a celebração do Dia Mundial dos Vizinhos.

A comemoração desta efeméride começou no dia 25 de maio, no Bairro da Nogueira, e terminou no dia 28 com um almoço-convívio na freguesia do Curral das Freiras.

Ao todo, estes eventos abrangeram 13 bairros sociais, chegando a um total de 1.500 participantes, entre eles crianças, jovens, adultos e idosos, residentes nos conjuntos habitacionais da Nazaré, Ribeira Grande, Santo Amaro, Comandante Camacho de Freitas, Santa Luzia, Hospital, Ribeiro Real, Nogueira, Torre-Machico, Bemposta, São Gonçalo, Pomar-Boaventura e Curral das Freiras.

Com este evento, de cariz social e comunitário, a IHM pretendeu estimular as relações interpessoais, promover a coesão social e fomentar melhorias nas relações de vizinhança dos moradores dos vários conjuntos habitacionais.

Neste âmbito, a IHM, em parceria com mais de duas dezenas de entidades e com a colaboração dos moradores, proporcionou, nos vários bairros, diversas atividades e momentos de animação musical com vários grupos convidados.

A convivência e a partilha permitem enfrentar uma série de adversidades, nomeadamente o isolamento social, promovendo o espírito solidário e a entreajuda, como resposta a esses desafios.

Os vizinhos funcionam muitas vezes como a segunda família, pretendendo a IHM, com estas iniciativas, enaltecer o papel dos mesmos nos bairros sociais.

 

Projecto Renascer@Nogueira

 

Polo Comunitário da Torre, Machico

 

Conjunto Habitacional da Bemposta

 

Polo Comunitário de Santa Luzia

 

Conjunto Habitacional de São Gonçalo

 

Polo Comunitário Comandante Camacho de Freitas

 

Polo Comunitário de Santo Amaro

 

Polo Comunitário do Ribeiro Real

 

Conjunto Habitacional da Boaventura

 

Polo Comunitário da Ribeira Grande

  

Bairro do Hospital

 

Polo Comunitário da Nazaré

 

Conjunto Habitacional do Curral das Freiras