Reabilitação dos Conjuntos Habitacionais Romeiras I e Romeiras II concluída em outubro deste ano

 

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, acompanhado do presidente do Conselho de Administração da IHM, João Pedro Sousa, visitou nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, as obras de reabilitação e melhoria da eficiência energética que estão a decorrer nos Conjuntos Habitacionais Romeiras I e Romeiras II.

Estas intervenções vão beneficiar 148 fogos e representam, no global, um investimento na ordem dos 2,1 milhões de euros.

Os principais trabalhos incluem a instalação de painéis solares, isolamento de paredes e coberturas, reabilitação das coberturas, com novas impermeabilizações, substituição dos vãos envidraçados por novos com melhor desempenho energético, substituição de lâmpadas incandescentes por LED e pintura das zonas comuns interiores.

Para além da própria reabilitação dos empreendimentos, com término previsto para o próximo mês de outubro, estas intervenções trarão benefícios tais como a redução da fatura energética das famílias, maior conforto térmico e sustentabilidade ambiental.

Recorde-se que o Governo Regional, através da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, delineou um conjunto de medidas para otimizar a eficiência energética dos fogos do parque habitacional gerido por esta Entidade Pública. O objetivo é proporcionar melhorias significativas nas condições de habitabilidade das famílias residentes, e uma consequente redução da fatura energética dos beneficiários.

Para tal, a IHM traçou um ambicioso plano de intervenção em vários conjuntos habitacionais, que passa pela realização de várias empreitadas que trarão mais conforto térmico e poupança energética aos fogos habitados pelos seus inquilinos.

Só para obras de reabilitação e melhoria da eficiência energética, a IHM previu um pacote de investimentos, suportado por fundos comunitários e Orçamento Regional, que ronda os 8,6 milhões de euros, abrangendo nove conjuntos habitacionais, em quatro concelhos da Região, nomeadamente Funchal, Câmara de Lobos, Porto Moniz e Santa Cruz.

Até ao final deste ano serão à volta de 355 fogos reabilitados, sendo que, destas nove empreitadas, duas já foram concluídas (conjuntos habitacionais de Casais de Além e das Balseiras) e as restantes sete encontram-se a decorrer, nomeadamente nos conjuntos habitacionais de Romeiras I e II (Funchal), Santo Amaro (Funchal), Seixal (Porto Moniz), Achada (Curral das Freiras), Figueirinhas (Caniço) e Jardim da Serra (Câmara de Lobos).

Também no âmbito do Plano de Resolução e Resiliência (PRR), está previsto um envelope financeiro na ordem dos 6 milhões de euros para a reabilitação de edifícios na ótica da eficiência energética. Para tal, já foi iniciado um programa de apoio à transição energética, prevendo-se reabilitar 325 habitações próprias.

Para além desta área de intervenção, a IHM tem também vindo a apostar na conservação e manutenção do seu parque habitacional, com obras de reabilitação e beneficiação, financiadas através de fundos comunitários (FEDER) e Orçamento Regional (ORAM).