A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, tem como missão estratégica intervir numa política social de proximidade junto dos residentes do seu parque habitacional, atuando com maior incidência junto de grupos socialmente vulneráveis, atendendo às suas especificidades e necessidades, no que respeita à educação, ao emprego, à saúde, ao ambiente, à cultura e às relações de vizinhança.

Os empreendimentos são dotados de gabinetes de atendimento, compostos por equipas multidisciplinares, que desenvolvem a sua intervenção no terreno com os seguintes objetivos estratégicos:

- Acompanhamento Social onde se pretende acompanhar e encaminhar as famílias que se encontrem em situação de maior fragilidade social. Trata-se de um atendimento personalizado, que presta informações sobre entidades e projetos na área de intervenção social.

- Gestão Participativa na limpeza dos espaços comuns e da sua habitação, dinamizando ações de sensibilização orientadas para a educação não formal, de forma a contribuir para uma boa vizinhança, para a conservação dos edifícios e a manutenção dos espaços ajardinados, tendo em conta, normas de responsabilização, participação e proximidade.

- Dinâmicas comunitárias através da implementação de projectos específicos a cada complexo habitacional.
Os conjuntos habitacionais da IHM são dotados de espaços privilegiados onde várias instituições - Os Nossos Parceiros da Inclusão -, que trabalham em tendo em vista a realização de atividades de âmbito comunitário.