Obras de melhoria da eficiência energética no Conjunto Habitacional do Seixal concluídas no final deste verão

 

O presidente do Conselho de Administração da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira visitou esta semana as obras de beneficiação e de melhoria da eficiência energética que decorrem em 13 moradias do Conjunto Habitacional do Seixal, concelho do Porto Moniz.

Esta intervenção, iniciada no início deste ano, representa um investimento na ordem dos 500 mil euros e deverá estar concluída até ao final deste verão.

Os principais trabalhos que estão a ser realizados nestas habitações consistem na reabilitação e isolamento de paredes e coberturas, substituição de vãos envidraçados por novos com melhor desempenho energético e instalação de painéis solares.

Com estas obras, pretende-se optimizar a eficiência energética dos fogos, reforçando-se, assim, a política de reabilitação do parque habitacional gerido pela IHM, proporcionando, ao mesmo tempo, melhorias significativas nas condições de habitabilidade das famílias residentes e uma consequente redução da fatura energética dos beneficiários.

Recorde-se que o Governo Regional, através da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, entidade que tutela a IHM, delineou um conjunto de medidas no âmbito da eficiência energética para ajudar as famílias a terem mais conforto térmico e a reduzirem a fatura mensal de eletricidade.

Só para obras de reabilitação e melhoria da eficiência energética, a IHM tem previsto um pacote de investimentos, suportado por fundos comunitários e Orçamento Regional, que ronda os 8,6 milhões de euros, abrangendo nove conjuntos habitacionais, em quatro concelhos da Região, nomeadamente Funchal, Câmara de Lobos, Porto Moniz e Santa Cruz.

Serão à volta de 355 os fogos reabilitados até ao final de 2023.