IHM promoveu IV Torneio de Futebol de Rua Interbairros

 

Decorreu, nesta sexta-feira, dia 21 de julho, no Campo de Jogos da Nazaré, o IV Torneio de Futebol de Rua Interbairros, promovido pela IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira.

Neste Torneio participaram no total 80 jogadores, distribuídos por 10 equipas, com idades entre os dos 15 aos 61 anos, de ambos os sexos, que estão integrados em projetos sociais, instituições ou associações com sede nos Conjuntos Habitacionais sob gestão da IHM, EPERAM, nomeadamente Asa - Associação de Desenvolvimento de Santo António, Associação Reinventa, Alternativas Jovens “Boys and Girls”, Grupo Desportivo Alma Lusa, Polo Comunitário do Ribeiro Real, Polo Comunitário da Ribeira Grande e Projeto Renascer@Nogueira.

Esta iniciativa contou com a parceria de várias entidades, públicas e privadas, nomeadamente, a Direção Regional de Desporto, Associação da Madeira de Desporto para Todos (AMDpT), Associação de Técnicos e Arbitragem da RAM (ATARAM), a Coca Cola Europacific Partners, Gesba, Padaria “O Padeirinho”, e Grupo Super São Roque.

Em representação dos vários parceiros, o diretor regional de Desporto, David Gomes, enalteceu esta “grande iniciativa” da IHM, felicitando esta Entidade Pública o facto de “dar vida aos bairros através do desporto”.

“O desporto é uma forma de inclusão facilitadora, que promove eventos sociais e de inclusão como nenhuma outra modalidade promove”, referiu o responsável na ocasião.

Já o presidente do conselho de administração da IHM, que marcou presença neste evento, reforçou que “foi esta união de esforços conjuntos que tornou possível a promoção de mais esta iniciativa de inclusão pelo desporto.”

Dentro das políticas de inclusão social da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, o incentivo à prática desportiva tem sido um dos focos primordiais desta Entidade Pública. O Torneio de Futebol de Rua Interbairros - IHM é exemplo disso, um evento de caráter lúdico-desportivo, não federado, que pretende promover o desporto como veículo e instrumento de capacitação e de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, onde o fair-play também é premiado.

De salientar que, desde 2015, com a reabilitação de várias infraestruturas desportivas, nos diversos bairros sociais, tem sido possível impulsionar a prática do desporto nos moradores dos conjuntos habitacionais da IHM. Na ocasião, João Pedro Sousa salientou ainda que, “a par da recuperação dos edifícios que a IHM tem vindo a realizar, tem sido uma prática comum da intervenção deste Organismo, a reabilitação dos campos desportivos, de modo a servir de estruturas de lazer para quem vive nos bairros sociais.”

Relativamente ao Torneio de Futebol de Rua Interbairros, João Pedro Sousa afirmou que “pelo interesse demonstrado, pela adesão dos participantes, bem como pelos benefícios pessoais e sociais adquiridos nesta prática, a IHM retoma este ano a realização do seu Torneio Interbairros, ficando desde já o compromisso de se alargar a realização deste torneio a outros conjuntos habitacionais. O facto deste evento ser realizado no próprio bairro, com moradores do bairro, lisonjeia a IHM e incentiva-nos a continuar a apostar neste tipo de iniciativas”.

No final do Torneio, foi realizada a cerimónia de entrega de prémios, com a equipa da Associação Reinventa a sagrar-se vencedora, ficando em segundo lugar a equipa da ASA/Capacitar. A IHM decidiu igualmente distinguir a Equipa Fairplay, o melhor jogador e o melhor guarda-redes, prémios atribuídos ao Grupo Desportivo Alma Lusa, Carlota Jardim e Anselmo, respetivamente.