Governo Regional apoia mais 26 famílias na recuperação das suas habitações

 

A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira procedeu esta segunda-feira, dia 19 de junho, à entrega de apoios financeiros a 26 famílias, no âmbito do PRID - Programa de Recuperação de Imóveis Degradados, promovido por esta Entidade Pública.

No global, estes apoios totalizam quase meio milhão de euros (452 mil euros), distribuídos por 26 agregados familiares residentes em vários concelhos da Região, nomeadamente Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol, São Vicente, Santana, Porto Moniz, Machico e Santa Cruz.

Recorde-se que este investimento vai possibilitar a realização de obras prementes como a substituição de coberturas, fachadas, pavimentos, caixilharias, reabilitação de instalações sanitárias, obras de adaptação do imóvel para membros portadores de mobilidade reduzida, tornando assim as habitações mais ajustadas a estes agregados e com condições de habitabilidade condignas.

O Programa de Recuperação de Imóveis Degradados constitui-se numa verba disponibilizada às famílias, até ao montante máximo de 20 mil euros, que não dispõem da totalidade dos meios financeiros para realizar obras de recuperação nas suas habitações. Este apoio é concedido sob a forma de empréstimo sem juros, podendo ser a fundo perdido, quando se trate de famílias economicamente carenciadas.

A par da beneficiação dos imóveis, através deste Programa tem sido possível fixar vários agregados familiares nas suas habitações e concelhos de origem.

De salientar que, desde 2015, o Governo Regional já financiou cerca de 5,3 milhões de euros no âmbito do PRID, representando um importante investimento deste Executivo no apoio às famílias.

Aproveitamos a oportunidade para relembrar que está aberta a nova fase de candidaturas deste Programa, desde 15 de junho até 15 de julho, podendo consultar todas as informações no site oficial da IHM, em www.ihm.pt.