Projeto “Nazaré em Ação” já formou mais 130 desempregados

 

O Polo de Emprego da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, promoveu a 8ª Edição do Projeto “Nazaré em Ação”. Participaram 20 desempregados, residentes na freguesia de São Martinho, com idades compreendidas entre os 20 e os 54 anos, e habilitações entre o 6º e o 12.º ano

Este projeto, realizado em parceria com o IEM – Instituto de Emprego da Madeira, tem como principal objetivo combater o desemprego naquela localidade, com especial enfoque na população residente no Bairro da Nazaré, dotando os participantes de técnicas de procura ativa de emprego, de forma a facilitar a sua inserção profissional e social.

Constituído por 13 sessões, este curso tem a particularidade de conciliar a componente teórica com a prática, facilitando assim a aquisição de conteúdos por parte dos formandos e a própria entrada no mundo do trabalho. A título de exemplo, quando foi dinamizada a sessão do módulo sobre “empresas de recrutamento”, a empresa de trabalho temporário responsável pela sessão já inscreveu os desempregados deste projeto e já os encaminhou para as ofertas de emprego existentes. Aquando da realização do módulo de “técnicas de entrevista e recrutamento”, é realizada uma simulação real de uma entrevista de emprego, o que possibilita aos formandos melhorarem as suas competências, aumentando as hipóteses de entrada no mercado de trabalho.

Esta terça-feira, realizou-se a sessão de encerramento deste Curso de Técnicas de Procura Ativa de Emprego, com entrega de certificados, no salão paroquial da Igreja da Nazaré. Dos 20 formandos que participaram nesta edição, um já foi integrado no mercado de trabalho e outro ingressou num curso de formação profissional, de modo a melhorar as suas qualificações. De salientar que, desde a sua 1ª edição, em 2014, já participaram no projeto “Nazaré em Ação” 130 desempregados. Destes, quase uma centena está integrada no mercado de trabalho e 15 utentes encontram-se a frequentar cursos de formação, fazendo assim deste projeto um importante suporte para desempregados.

Sendo o emprego um elevador social de excelência, para além deste projeto, a IHM, através do seu Polo de Emprego, tem dinamizado várias sessões pontuais de técnicas de procura ativa de emprego nos bairros sociais sob sua tutela, de modo a promover a inserção socioprofissional das famílias residentes.