Parque Urbano da Nazaré abre portas esta sexta-feira

 

A partir desta sexta-feira, dia 22 de setembro, estará disponível, para utilização pública, a antiga mata do Conjunto Habitacional da Nazaré, um espaço agora renovado e denominado de Parque Urbano da Nazaré.

Alvo de profundas obras de reabilitação e de requalificação, o Parque Urbano da Nazaré passará a oferecer, a toda a população, uma zona ampla de espaços verdes, reforçada com espécies arbóreas e herbáceas, bem como uma cafetaria com esplanada, uma sala multiusos para a realização de eventos, um parque infantil, um espaço com máquinas de atividade física intergeracional, um circuito de manutenção com equipamentos desportivos, um Campo de Petanca, e um auditório coberto para espetáculos. Todo o espaço, com uma área útil de cerca de 13.000,00m2, foi cercado por uma vedação, permitindo acesso para viaturas e zonas de estacionamento para comodidade dos visitantes.

A obra, iniciada em fevereiro deste ano pelo Governo Regional, através da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, representa um investimento na ordem dos 725 mil euros e teve como principal objetivo dotar aquele espaço de condições condignas de funcionamento e atratividade, oferecendo à população um espaço polivalente de lazer, ideal para famílias.

O Parque Urbano da Nazaré funcionará todos os dias, entre as 08h00 e as 20h00.

 

Forte aposta da IHM na área social e de reabilitação dos bairros

À semelhança do que acontece em outros conjuntos habitacionais geridos pela IHM, também no Bairro da Nazaré, tem sido dado grande enfoque em zelar pelo bem-estar da população ali residente, não só ao nível da reabilitação do edificado habitacional, mas também do ponto de vista social.

Desde 2015, com a criação do primeiro Polo Comunitário da IHM, neste conjunto habitacional, que a IHM tem vindo a apostar fortemente na inclusão social das famílias residentes nos conjuntos habitacionais. Aliás, são várias as parcerias realizadas com associações com sede neste bairro social, de modo a fortalecer ainda mais este trabalho.

Uma união de esforços conjunta que reforça a promoção de projetos e atividades de cariz social, formativo, cultural, desportivo e recreativo, e cujos objetivos são responder às necessidades da população local, de todas as faixas etárias, de modo a prevenir-se comportamentos de risco e combater-se o isolamento social.

São exemplos práticos de iniciativas dinamizadas sessões de sensibilização, aulas de ginástica e ateliers temáticos, direcionadas para a população sénior, cursos de equivalência ao 9º e ao 12º ano, lecionados nos próprios bairros e destinados a adultos, torneios de futebol e incentivo à prática desportiva para as camadas jovens, e projetos educativos e lúdico-pedagógicos para crianças, onde se incluem as atividades de tempos-livres que decorrem nas férias letivas.

No caso do Conjunto Habitacional da Nazaré, a IHM tem sob sua gestão 711 fogos, cerca de 2000 inquilinos, de um universo de 1435 fogos, alguns vendidos, representando um total de cerca de 5000 residentes neste bairro social.

Este Conjunto Habitacional, tem vindo a alvo de um vasto trabalho de manutenção, contínuo, com obras de melhoramento, não só ao nível das estruturas desportivas e recreativas, mas também das fachadas dos edifícios e das infraestruturas de apoio à população, como aconteceu em 2020, com a ampliação e requalificação do Centro de Saúde local. Só nos últimos oito anos foram investimentos neste bairro, em obras de requalificação e de melhoramento, 9 milhões de euros.

Agora, com a requalificação da antiga mata da Nazaré, a IHM vem oferecer à população mais um espaço aprazível, que valoriza o património local, servindo de suporte aos residentes e restante comunidade que pretenda usufruir de mais este espaço de lazer.