Cursos EFA arrancam nos Polos Comunitários da Ribeira Grande e Nazaré

 

No âmbito do projeto “Escola de Bairro”, promovido pela IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, em parceria com a Escola dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, iniciaram-se os Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) do ano letivo 2023/2024, nos polos comunitários da Ribeira Grande e da Nazaré.

A sessão de boas-vindas aos alunos realizou-se esta segunda-feira e contou com as presenças do presidente da IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira, Eng. João Pedro Sousa, e do presidente do Conselho Executivo da Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, Dr. Nuno Jardim.

Na ocasião, o presidente da IHM realçou que o sucesso deste projeto assenta na proatividade dos próprios alunos que, cientes da importância da aprendizagem ao longo da vida, decidiram investir na sua formação e aumentar as suas habilitações, tendo reforçado igualmente o imprescindível apoio do corpo docente da escola e das técnicas sociais da IHM, que trabalham nos Polos Comunitários, uma simbiose perfeita, que faz destes cursos uma aposta ganha e para continuar.

No presente ano letivo, 2023/2024, estão inscritos um total de 40 alunos, distribuídos por duas turmas de equivalência ao 12.º ano e uma ao 9.º ano.

Tendo como grande objetivo a melhoria das habilitações escolares e competências profissionais dos residentes nos conjuntos habitacionais, com vista a uma inserção no mercado de trabalho ou progressão na carreira, este projeto, iniciado no ano letivo de 2016/2017, já formou mais de 200 adultos.

Os cursos para a população adulta nas escolas regulares, decorrem maioritariamente em horários noturnos, o que dificulta a frequência nos mesmos, visto que muitas famílias não têm com quem os deixar seus filhos menores nesse período. Um dos aspetos positivos e que faz com que a população local procure estes cursos, é o facto das aulas serem lecionadas no próprio bairro, possibilitando conciliar os estudos com a gestão da vida pessoal e familiar. Através dos cursos EFA nos Polos Comunitários da IHM, permite-se que a população em idade ativa possa aumentar as suas qualificações, dando-lhes ferramentas pessoais e profissionais mais ajustadas às exigências do mercado de trabalho atual, em horários compatíveis com a sua vida doméstica e familiar.