Torneio Regional de Futebol de Rua voltou ao campo de jogos da IHM na Ribeira Grande

 

O Campo de Jogos do Complexo Habitacional da Ribeira Grande acolheu, no dia 3 de junho, a XV edição do Torneio Regional de Futebol de Rua, um evento organizado pela Associação da Madeira de Desporto para Todos, promovida pela Associação CAIS, e que conta com o apoio da IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira.

Em competição estiveram sete equipas, atletas de várias associações e instituições regionais que atuam na área da inclusão social, nomeadamente a Associação Protetora dos Pobres, Projeto Renascer Nogueira E8G, Centro Comunitário da Nogueira, Associação Reinventa, Associação Alternativas Jovens e ASA.

Ao todo, foram cerca de 70 o número de participantes nesta competição que promove a prática desportiva como estratégia de intervenção e combate à exclusão social, pretendendo ser um instrumento de capacitação no desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

O futebol de rua é promovido em Portugal pela Associação CAIS, desde 2004, em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas. Este ano, o projeto, a nível nacional, celebra a sua 18ª edição com o apoio da FIFA Foundation e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Na Madeira, a IHM associa-se a esta iniciativa através da cedência do campo desportivo para a realização do torneio regional, fazendo-se representar nesta competição com jovens, moradores nos bairros sociais geridos por esta entidade pública. A inclusão pelo desporto tem-se revelado bastante positiva, nomeadamente nas camadas mais jovens da sociedade.

Este projeto destina-se a jovens, de ambos os sexos, a partir dos 15 anos em situação de vulnerabilidade social e habitacional e que se encontrem integrados em projetos sociais ou acompanhados por instituições de solidariedade social.

A IHM felicita as equipas vencedoras ­ da Associação Reinventa que venceu nos femininos e do Centro Comunitário da Nogueira que ganhou nos masculinos - bem como os restantes participantes pelo ‘fair-play’ demonstrado no decorrer deste evento desportivo.