IHM assinala Dia Mundial da Terceira Idade

 

A IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira celebrou nesta sexta-feira, o Dia Mundial da Terceira Idade com os utentes do Polo Comunitário da Comandante Camacho de Freitas.

O evento, que contou com um total de 35 idosos, foi o culminar de uma iniciativa que decorreu nos últimos meses, um workshop de costura, espaço onde os utentes confecionaram diversos adereços, reutilizando materiais e roupas que possuíam.

O resultado foi apresentado num desfile intitulado “Envelhecer está na Moda”, associado a um pequeno vídeo que relata o testemunho de alguns moradores, idosos, sobre experiências vivenciadas no quotidiano, bem como a pertinência dos idosos num bairro social.

Para além da componente social, esta atividade teve também como propósitos desenvolver a motricidade fina, a coordenação psicomotora e a estimulação da memória nestas faixas etárias.

De salientar que, nos últimos anos, grande parte da intervenção comunitária levada a cabo pela IHM tem sido dirigida para a inclusão e plena integração deste grupo da população nos vários conjuntos habitacionais geridos por esta Entidade Pública, ressalvando-se a preocupação constante da IHM na proteção social dos idosos residentes nos bairros sociais.

O presidente do Conselho de Administração da IHM, João Pedro Sousa, salientou que, com esta iniciativa a IHM pretende valorizar o papel do idoso na sociedade contemporânea, fazendo com que se sintam úteis e inseridos ativamente na vida social.