Mais 23 famílias apoiadas na recuperação das suas habitações próprias

 

A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, através da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, procedeu, no dia 15 de setembro, à entrega de contratos de apoio a famílias, no âmbito do PRID - Programa de Recuperação de Imóveis Degradados.

Assim, foram contratualizados 23 apoios habitacionais, totalizando um montante global que ronda os 450 mil euros, verba distribuída por 23 agregados familiares, residentes em vários concelhos da Região, nomeadamente, Funchal, Câmara de Lobos, Santa Cruz, Machico, Ribeira Brava e Calheta.

A cerimónia decorreu no auditório do edifício da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas e contou com a presença do Secretário Regional, Pedro Fino e do presidente do conselho de administração da IHM, João Pedro Sousa.

O PRID - Programa de Recuperação de Imóveis Degradados, concretiza-se num apoio financeiro às famílias com fracos recursos económicos, para estas poderem realizar obras de recuperação ou reabilitação nas suas habitações.

Nos contratos celebrados, entre as obras mais solicitadas estão a reabilitação de coberturas, de fachadas, reabilitação de pavimentos e tetos interiores, substituição de caixilharias, pinturas de exteriores e interiores, reabilitação de instalações sanitárias ou cozinhas e adaptabilidade de espaços interiores do imóvel por necessidade de membro do agregado portador de mobilidade reduzida.

Esta ajuda financeira, com o limite máximo o montante de 20 mil euros, é concedida sob a forma de empréstimo sem juros, podendo ser convertida a fundo perdido se e enquanto a incapacidade económica da família assim o justificar.

Nos últimos oito anos, já beneficiaram deste apoio mais de 400 famílias, representando um investimento para o Governo Regional de 5,3 milhões de euros, sendo que, deste valor, 3,5 milhões de euros foram comparticipados a fundo perdido. Através deste Programa, tem sido possível fixar muitos agregados familiares nas suas habitações de origem.

 

 

IHM_7441.jpg IHM_7445.jpg IHM_7447.jpg