Várias obras de beneficiação requalificam Bairro da Nazaré

 

Já está concluída a empreitada que dota agora o Complexo Habitacional da Nazaré com 53 novos lugares de estacionamento e melhores condições de acessibilidade, através da criação de rampas de acesso pedonal.

Orçado em cerca de 271 mil euros, este investimento, levado a cabo pela Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, através da IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, contemplou a pavimentação e a correção de algumas situações ao nível da circulação pedonal, com o rebaixamento do passeio existente e a execução de uma rampa pedonal, nomeadamente na ligação entre a Rua da Austrália e a Rua da Venezuela. A intervenção contemplou ainda a beneficiação de um arruamento de uso pedonal, que liga a Rua do Brasil e o Caminho de S. Martinho, no tardoz dos blocos habitacionais da Nazaré III.

Paralelamente, e ainda neste bairro, foi também concluída a reabilitação de um dos campos desportivos situados na Rua dos Estados Unidos da América. Os trabalhos de requalificação realizados permitiram a instalação de uma quadra de Madeirabol, um espaço para a prática de basquetebol, e ainda a reparação das bancadas, acessos, vedação e iluminação, de modo a ser reposto o bom funcionamento de todo o conjunto desportivo.

Estas obras, que orçaram os 78 mil euros, contemplaram também a preparação do piso para a estabilização da base e aplicação de revestimento sintético, adequado para atividades polidesportivas amadoras. As caleiras existentes foram igualmente reparadas, assegurando o bom escoamento dos caudais pluviométricos, bem como o poste de iluminação que se apresentava em mau estado.

De salientar que os espaços verdes envolventes foram também objeto de intervenção de reforço e valorização, com meios próprios da IHM.

Trabalhos na ‘Mata da Nazaré’ já arrancaram

No final do mês de janeiro iniciaram-se os trabalhos da empreitada de reabilitação e requalificação paisagística da mata do Conjunto Habitacional da Nazaré, prevendo-se a sua conclusão até ao início deste verão.

A obra, da responsabilidade da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, através da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, representa um investimento na ordem dos 725 mil euros e pretende requalificar o espaço verde público conhecido como ‘Mata da Nazaré’.

Com a requalificação deste parque urbano, pretende-se aumentar a qualidade de vida e o bem-estar da população local, contribuindo ainda para a preservação do património natural, uma vez que será mantida a área verde existente, com cerca de 13.000 m2 de área.

A intervenção vai transformar todo o espaço envolvente, não só com o reforço de espécies arbóreas e herbáceas, mas também com a construção de uma cafetaria com esplanada, a instalação de um palco coberto e de um circuito de manutenção com equipamentos desportivos, nos quais se insere um núcleo de recreio infantil e de atividade física intergeracional.

O parque será vedado, sendo criado um percurso pedonal e outros complementares nas periferias, com acessos de viaturas e zonas de estacionamento. O objetivo será dotar este espaço de condições de funcionamento e atratividade que permita estabilizar todo o conjunto de uma forma funcionalmente equilibrada e multivalente.