Conjunto Habitacional de Casais d’Além com trabalhos de beneficiação concluídos

 

Já estão concluídas as obras de beneficiação que decorreram no Conjunto Habitacional de Casais de Além, situado na freguesia da Camacha.

Estas obras, iniciadas há cerca de um ano, tiveram como principal objetivo reabilitar um total de 40 frações – de tipologias T1, T2 e T3 – com uma intervenção global das mesmas, implementando a introdução de diversas medidas de melhoria do desempenho energético global. 

Paralelamente, com estes trabalhos, foram encerrados os acessos verticais exteriores para incremento do conforto de utilização dos mesmos, definindo-os como espaços cobertos, mas ventilados e iluminados naturalmente, com recurso a sistema de lâminas de revestimento autoportante na fachada. 

Adicionalmente, foram também corrigidas as patologias existentes e executados os trabalhos de manutenção gerais, bem como a instalação de sistemas de energia solar.

De salientar que apesar desta empreitada ter sido inicialmente orçada em 664.000 euros, este valor sofreu alterações no decorrer dos trabalhos devido ao surgimento de algumas situações que tiveram de ser corrigidas, entre as quais a reformulação da rede de incêndios.

No total, esta intervenção, que abrangeu a totalidade do edificado e espaços conexos, resultando numa renovação global e incremento da qualidade geral de habitabilidade para os seus moradores, custou à volta de 700 mil euros.