Governo Regional aposta na eficiência energética para diminuir fatura mensal das famílias

 

Numa altura em que toda a Europa enfrenta uma forte crise no setor da energia e não sendo Portugal e as Regiões Autónomas da Madeira e Açores exceção, o Governo Regional, através da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, entidade que tutela a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, delineou um conjunto de medidas de eficiência energética para ajudar a minimizar esse impacto negativo junto das famílias.

Medidas estas que são ainda mais importantes, quando a Região tem ainda uma grande dependência dos combustíveis fósseis, não obstante o próprio Executivo madeirense assumir que uma das suas ambições passa por atenuar o arquipélago dessa mesma dependência.

Com a aposta em obras que otimizem a eficiência energética dos fogos, reforça-se, assim, a política de reabilitação do parque habitacional gerido pela IHM, proporcionando, ao mesmo tempo, melhorias significativas nas condições de habitabilidade das famílias residentes, e uma consequente redução da fatura energética dos beneficiários.

Neste sentido, a IHM tem delineado para 2022 e 2023 um ambicioso plano de intervenção em vários conjuntos habitacionais, que passa pela realização de várias empreitadas que trarão mais conforto térmico e poupança energética aos fogos habitados pelos seus inquilinos.

Só para obras de reabilitação e melhoria da eficiência energética, a IHM tem previsto um pacote de investimentos que ronda os 8,6 milhões de euros, abrangendo nove conjuntos habitacionais, em quatro concelhos da Região, nomeadamente Funchal, Câmara de Lobos, Porto Moniz e Santa Cruz.

Serão à volta de 355 fogos reabilitados até 2023, sendo que, destas nove empreitadas, três delas já se encontram a decorrer, mais precisamente nos conjuntos habitacionais Casais d’Além (Santa Cruz) e Romeiras I e II (Funchal).

A aguardar adjudicação encontram-se as intervenções em dois blocos no Conjunto Habitacional de Santo Amaro e no Conjunto Habitacional das Figueirinhas, no Caniço.

Em preparação para serem lançadas a concurso estão as obras nos conjuntos habitacionais do Seixal e da Achada (Curral das Freiras).

Em concurso está a empreitada de reabilitação e melhoria da eficiência energética do Conjunto Habitacional das Balseiras, também na freguesia do Curral das Freiras.

Estão ainda previstas obras desta natureza nas moradias do Conjunto Habitacional do Jardim da Serra.

Também no âmbito do Plano de Resolução e Resiliência (PRR), está previsto um envelope financeiro na ordem dos 6 milhões de euros para a reabilitação de edifícios na ótica da eficiência energética. Para tal, já está a ser preparado um programa de apoio à transição energética, prevendo-se reabilitar 325 habitações próprias.

Para além desta área de intervenção, a IHM tem também vindo a apostar na conservação e manutenção do seu parque habitacional, com obras de reabilitação e beneficiação, financiadas através de fundos comunitários (FEDER) e Orçamento Regional (ORAM).

Neste âmbito, no atual mandato do Governo Regional da Madeira (2019-2023), o volume total de empreitadas já lançadas e por lançar pela IHM ronda os 25 milhões de euros, sendo que, só este ano (2022) estão previstos gastar cerca de 10,1 milhões de euros.