“Férias Vivas” para 138 crianças dos bairros sociais da IHM

 

Arrancou nesta quarta-feira, dia 6 de julho, o projeto “Férias Vivas”, uma iniciativa promovida pela IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira destinada a 138 crianças e jovens, residentes nos bairros sociais e que se encontram no período de interrupção letiva.
Ao longo dos meses de julho e agosto, todos os participantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, dos polos comunitários da Nazaré, Ribeira Grande, Comandante Camacho de Freitas, Santo Amaro, Ribeiro Real, Torre e Projeto Renascer@Nogueira, vão usufruir de diversas experiências, que visam a promoção de estilos de vida saudáveis e a ocupação de tempos livres com atividades estruturadas.
Entre as várias iniciativas desenvolvidas destacam-se ateliês de artes plásticas e culinária, visitas culturais, oficinas de leitura, idas à praia e ao cinema, passeios de barco, piqueniques, caminhadas, ações de sensibilização e voluntariado, educação ambiental, bem como várias atividades desportivas.
De salientar que este projeto só é possível graças à colaboração e ao contributo de uma rede de parceiros regionais, câmaras, juntas de freguesia, associações e clubes desportivos que permitiram assim proporcionar experiências e vivências únicas a estas crianças e jovens.
Na sessão de abertura do projeto “Férias Vivas”, realizada nos jardins do Lido, o presidente da IHM, João Pedro Sousa, destacou a importância desta iniciativa que promove a igualdade de oportunidades, solidariedade, coesão social e fomenta a cidadania nas camadas mais jovens da população. Esta cerimónia de abertura contou com a colaboração da Direção de Desporto Escolar e com a Frente MarFunchal a quem a IHM agradece a disponibilidade.
Este projeto, através de atividades lúdico-pedagógicas pretende prevenir comportamentos de risco, potenciando as oportunidades de inserção na sociedade, em particular nas necessidades e interesses individuais de cada criança e jovem, dando continuidade às políticas de inclusão social previstas para a IHM.