Programas de apoios habitacionais da IHM divulgados no Centro Comunitário Regional

 

A IHM-Investimentos Habitacionais da Madeira realizou uma sessão de esclarecimento sobre os seus programas de apoio habitacional alternativos, que se concretizam em apoios financeiros destinados às famílias que possuem arrendamentos ou pretendem arrendar no mercado privado.

Esta sessão teve lugar no Centro Comunitário Regional e contou com a presença de 20 utentes.

Em linhas gerais, os programas divulgados passam por conceder uma comparticipação financeira e não reembolsável, para apoio no pagamento de imóveis de arrendamento no mercado privado, com o fim de residência permanente.

Para além de divulgar estes programas, pretende-se igualmente a autonomia e a proatividade dos agregados familiares, nomeadamente jovens, no seu processo de procura de habitação.

Estes programas – PRAHABITAR, PAD-Programa de Apoio aos Desempregados e Porta 65 – permitem apoiar famílias que não dispõem da totalidade dos meios financeiros para aceder a uma habitação, estando previstas majorações para determinados grupos da sociedade civil, com maior vulnerabilidade, como sejam, agregados familiares jovens e/ou pessoas portadores de deficiência.

A IHM tem como um dos seus eixos estratégicos continuar a apostar nestes programas de apoio habitacional, constituindo-se uma resposta célere e uma alternativa à habitação social.