Pedro Fino e João Pedro Sousa visitam obras de reabilitação e beneficiação do Conjunto Habitacional de Casais d’Além

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, acompanhado pelo presidente da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, João Pedro Sousa, visitaram esta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, as obras de reabilitação e beneficiação do Conjunto Habitacional de Casais d’Além, na freguesia da Camacha.

Iniciadas no final do mês de janeiro, estas obras têm como principal objetivo reabilitar um total de 40 frações – de tipologias T1, T2 e T3 – com uma intervenção global das mesmas, implementando a introdução de diversas medidas de melhoria do desempenho energético global.

Paralelamente, serão encerrados os acessos verticais exteriores para incremento do conforto de utilização dos mesmos, definindo-os como espaços cobertos, mas ventilados e iluminados naturalmente, com recurso a sistema de lâminas de revestimento autoportante na fachada.

Adicionalmente, serão também corrigidas as patologias existentes e executados os trabalhos de manutenção gerais, bem como será contemplada a instalação de sistemas de energia solar.

Os trabalhos a desenvolver, orçados em 664.000 euros (incluindo IVA), abrangem a totalidade do edificado e espaços conexos e resultarão numa renovação global e incremento da qualidade geral de habitabilidade. 

Estima-se a que esta obra fique concluída dentro de nove meses.

Na ocasião, Pedro Fino recordou ainda que, até 2023, o Governo Regional tem previsto um valor de investimento que ronda os 6 milhões de euros, financiados pelo programa Madeira 14-20, sendo que, tal como já está a ser feito no Conjunto Habitacional de Casais d’Além, outros bairro serão igualmente intervencionados, nomeadamente no bairro das Romeiras e de Santo Amaro (Funchal), nas Figueirinhas (Caniço), nos bairros das Achadas e das Balseiras (Câmara de Lobos) e ainda no Jardim da Serra e no Porto Moniz.

“Pretendemos continuar com este tipo de investimentos no próximo quadro comunitário e estender esta reabilitação energética a todo o parque habitacional público”, afirmou, garantindo que o Governo Regional está a trabalhar nesse sentido.