IHM abre Polo Comunitário no Complexo Habitacional de Santo Amaro

A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM dispõe, a partir desta terça-feira, dia 22 de dezembro, de mais um polo comunitário. 

Trata-se do Polo Comunitário de Santo Amaro, um espaço que será partilhado com a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" , situado no Complexo Habitacional de Santo Amaro.

Este novo polo comunitário, que recebeu a visita do Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, com a presença do Presidente da IHM, João Pedro Sousa, contará com o trabalho de duas técnicas sociais, suportadas pela IHM, que farão o atendimento e o acompanhamento social aos utentes ou famílias que necessitem.

Tendo uma população alvo que ronda as 774 pessoas (271 famílias), entre as valências oferecidas, tal como já acontece nos restantes polos comunitários geridos pela IHM, também em Santo Amaro será desenvolvido um conjunto de atividades formativas, lúdicas, culturais e desportivas, com o objetivo de responder às necessidades emergentes da população, à prevenção de problemas sociais e à promoção da inclusão social.

A título de exemplo, neste polo serão desenvolvidas competências para a procura ativa de emprego, mas também ações que promovam a saúde e o bem-estar. Serão também realizadas sessões de “cozinha saudável” que pretendem sensibilizar os utentes para a importância de uma alimentação correta e equilibrada.

Junto dos mais novos, pretende-se promover o sucesso escolar de crianças e jovens, de modo a prevenir situações de abandono e absentismo escolar. Nas interrupções letivas serão dinamizados ATL’s, com atividades promotoras de estilos de vida saudáveis.

De salientar que, com a abertura deste novo polo comunitário, a IHM vem cumprir com os seus objetivos e que são os de promover ações de inclusão social junto dos moradores dos vários complexos habitacionais. 

Com este novo polo em Santo Amaro, a IHM passa, assim, a gerir sete polos comunitários e um gabinete desportivo.

De referir, por fim, que de modo a adaptar o edifício para acolher os dois serviços (Polo Comunitário e Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA"), a IHM procedeu a uma intervenção que custou à volta dos 102 mil euros (IVA incluído).

B.jpg B.webp BA.jpg

BA.webp BC.jpg BC.webp