26 alunos da Nazaré e Ribeira Grande receberam certificados dos Cursos EFA

 Vinte e seis alunos (9 do Polo Comunitário da Nazaré e 17 do Polo Comunitário da Ribeira Grande) terminaram os seus Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) – Nível Secundário (equivalente ao 12.º ano).

A cerimónia de entrega dos certificados decorreu esta quinta-feira, dia 18 de novembro, nos respetivos polos, e contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, João Pedro Sousa.

Recorde-se que a realização destes cursos só é possível graças ao protocolo de cooperação entre a IHM e a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro.

Esta parceria tem a particularidade das aulas serem lecionadas nos próprios bairros sociais, verificando-se assim uma maior adesão a estes cursos por parte dos residentes nesses conjuntos habitacionais.

Além disso, estes cursos vêm permitir que os moradores dos bairros da Nazaré e Ribeira Grande invistam na sua formação, conciliando mais facilmente a sua vida familiar à escola e profissional.

De salientar ainda que este projeto, denominado “Escola de Bairro”, teve o seu início no ano letivo de 2016/2017 e tem como fundamento principal possibilitar a melhoria das habilitações escolares e competências profissionais dos residentes nos conjuntos habitacionais sob gestão da IHM, aumentando assim as suas oportunidades de reinserção no mercado de trabalho.

Estes cursos EFA vêm, assim, capacitar indivíduos em idade ativa, através da aquisição de competências pessoais e socioprofissionais, que se espera traduzir  na melhoria das suas condições de vida.