PRAHABITAR apoia 253 famílias no arrendamento de casa

 

O Governo Regional apoia, na presente data, 253 famílias no pagamento das suas rendas habitacionais no mercado de arrendamento privado, num montante global que ascende os 400 mil euros. O apoio é disponibilizado através do PRAHABITAR, um programa gerido pela IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, organismo tutelado pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania.

O PRAHABITAR promove o arrendamento de habitação para residência de agregados familiares, através de uma comparticipação financeira às famílias que não disponham de meios financeiros para acederem a uma habitação pelos seus próprios meios. Este apoio tem a duração de doze meses, sendo que as candidaturas podem ser renovadas por três anos.

No âmbito deste programa, até ao final do ano, o Governo Regional disponibiliza um milhão de euros para apoiar a aquisição e o arrendamento de habitação. A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, sublinha que «este investimento por parte do Executivo regional materializa uma opção de política pública no setor da Habitação, cujos benefícios se expressam, de forma genérica, no apoio às famílias, garantindo-lhes uma habitação condigna, com condições de conforto, segurança e salubridade, diminuindo os encargos destas com o pagamento das rendas habitacionais».

A governante evidencia a importância deste apoio, em vigor desde finais de dezembro do ano passado, tendo sido criado numa altura marcada pelas consequências da evolução pandémica. «Esta medida assume extrema importância para muitas famílias madeirenses e porto-santenses», frisa.

Augusta Aguiar lembra que a criação do programa PRAHABITAR surgiu para dar cumprimento ao que está estipulado no Programa do XIII Governo da Região Autónoma da Madeira em matéria de Habitação, assim como às medidas previstas na Estratégia Regional de Habitação 2020-2030, que pretende possibilitar uma intervenção transversal de apoio, em matéria de habitação, à população da Região Autónoma da Madeira.

A Secretária Regional com a pasta da Habitação Social reitera que «a habitação social é uma prioridade do Governo Regional e um dos focos do Plano de Recuperação e Resiliência, que reserva 136 milhões para este setor, com o objetivo de apoiar as famílias, possibilitando o acesso a uma habitação condigna».

CANDIDATURAS CONTINUAM ABERTAS

 As candidaturas ao PRAHABITAR continuam abertas. Os agregados familiares que pretendam apoios financeiros para adquirir ou arrendar uma habitação podem apresentar as suas solicitações.

Os interessados na venda ou arrendamento de imóveis para este fim podem apresentar proposta em formulário próprio, disponibilizado no sítio da Internet da Investimentos Habitacionais da Madeira (www.ihm.pt). A candidatura pode ser submetida através de e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou entregue no Balcão n.º 7 da Loja do Cidadão, sito à Avenida Arriaga n.º 42, Funchal, juntando cópia de toda a documentação necessária.