Seleção da Madeira tricampeã nacional de Futebol de Rua

A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira congratula a Associação Madeira Desporto para Todos pelo facto de se ter sagrado Tricampeã Nacional de Futebol de Rua.

A equipa madeirense vencedora é formada por alguns jogadores de bairros sociais sob gestão da IHM, que foram selecionados através do Torneio Regional de Futebol de Rua em junho de 2021, no Bairro da Ribeira Grande.

O Futebol de Rua é já uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo e em Portugal é promovido pela Associação CAIS desde 2004, com o apoio do Football For Hope (uma iniciativa do organismo máximo do futebol mundial - FIFA), do Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Desporto para Todos, e é um instrumento de criação de consciência social para as problemáticas sociais.

A iniciativa visa promover a prática desportiva e a sua utilização como estratégia inovadora de intervenção, no combate à exclusão social, pretendendo ser um instrumento de capacitação no desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

O projeto Futebol de Rua, devido ao poder positivo e mediático do Futebol e as componentes coletiva e participativa da sua prática, pretende colocar a luta contra a pobreza e a promoção da inclusão social no centro das atenções da comunidade, da população em geral, dos media e do poder político; criar novas aprendizagens; promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e capacidades para a vida ativa; assim como concretizar os princípios de igualdade oportunidades, cidadania e participação social.