A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira retomou este ano o seu projeto “Bairro em Flor”. Trata-se de um evento associado às celebrações da Festa da Flor, tendo como propósito a construção e decoração de um Mural da Esperança, em diferentes conjuntos habitacionais, como simbolismo de esperança num mundo e num futuro melhor. Este projeto, que vai já na sua 6ª edição, foi reajustado no ano transato por razões de contenção da pandemia COVID-19. Este ano, e com o aliviar das referidas restrições, foi possível voltar dinamizar o “Bairro em Flor” nos moldes em que estava inicialmente projetado.

Os objetivos principais desta iniciativa são envolver os residentes em bairros sociais na agenda turístico-cultural da Região, fomentar laços de solidariedade e interajuda entre a comunidade, promover o convívio intergeracional, e valorizar as tradições da Região.

No total, participaram neste evento 346 utentes, entre eles crianças, adultos e idosos, distribuídos pelos conjuntos habitacionais da Nazaré, Ribeira Grande, Comandante Camacho de Freitas, Santa Luzia, Hospital, Ribeiro Real, Nogueira e Torre-Machico.

A par dos utentes dos vários Polos Comunitários, foram parceiros desta iniciativa Associações e IPSS`s com sede nos bairros sociais, bem como infantários e escolas locais, que aceitaram o repto de trazer os seus alunos para ajudar a decorar os diferentes murais, através da colocação de uma flor.

Um trabalho de união de esforços conjuntos, cujo resultado final encheu de cor os vários conjuntos habitacionais, levando a Festa da Flor até essas localidades. Assim, fica aqui nosso profundo agradecimento aos nossos estimados parceiros, com quem pretendemos continuar a contar em projetos futuros:

- Escola EB1/PE e Creche da Nazaré;

- Associação Reinventa;

- Paróquia da Nazaré;

- Centro de Dia da Garouta do Calhau da Várzea;

- Escola EB1/PE e Creche de Santo Amaro;

- Centro de Convívio de Santa Luzia;

- Associação Centro Luís de Camões;

- Infantário “O Golfinho”;

- Escola EB1/PE da Camacha;

- Centro de Atividades Ocupacionais de Machico.

 

Polo Comunitário da Nazaré

Polo Comunitário da Ribeira Grande

Polo Comunitário da Comandante Camacho de Freitas

Polo Comunitário da Santa Luzia

Bairro do Hospital

Polo Comunitário do Ribeiro Real

Projecto Renascer@Nogueira

Polo Comunitário da Torre-Machico