38 finalistas dos Cursos EFA nos Polos da Nazaré e Ribeira Grande

No início do corrente mês, teve lugar nos Polos Comunitários da Nazaré e da Ribeira Grande o encerramento do ano letivo 2020/2021 dos Cursos EFA – Educação e Formação de Adultos, que se realizaram nos próprios bairros sociais, tendo o evento culminado com as apresentações das atividades integradoras das duas turmas finalistas do ensino secundário, com equivalência ao 12º ano de escolaridade.

Os trabalhos finais foram subordinados às temáticas “Retratos de Vida” e “Dar a Conhecer é Preservar”, tendo sido realizadas reflexões sobre vários temas, pertinentes e atuais no contexto da nossa sociedade, bem como sobre os museus, costumes e tradições regionais, valorizando e dando a conhecer a identidade cultural da Região Autónoma da Madeira.

No total, concluíram os cursos 26 alunos, sendo que outros sete completaram as Formações Modulares Certificadas de Inglês e Informática, aumentando assim as suas competências e aptidões nestas áreas.

Na mesma iniciativa, foram entregues os certificados de conclusão de curso aos alunos da turma de 9º ano do Polo Comunitário da Ribeira Grande, do ano letivo 2019/2020, 12 alunos no total, uma vez que, no ano transato, devido às medidas de restrição e contenção da COVID-19, a cerimónia pública foi adiada.

Estes cursos resultam de um protocolo de cooperação estabelecido entre a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira e a Escola dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro (Escola do Galeão), permitindo que os inquilinos destes conjuntos habitacionais possam melhorar as suas habilitações escolares e as suas competências profissionais, com vista a uma inserção e/ou progressão no mercado de trabalho.

Tal foi possível graças à criação de condições para o efeito, como o reajustamento das infraestruturas, o que possibilitou a deslocação do corpo docente até estes locais.

Importa referir que a aposta em cursos de qualificação e melhoria de competências, bem como em formação ao longo da vida, tem-se revelado um dos eixos de intervenção com grande relevância para a IHM, refletindo a preocupação desta Entidade Pública em proporcionar condições, através de várias parcerias com entidades locais e regionais, no sentido de levar até aos bairros sociais sob a sua tutela projetos de interesse para esta comunidade e com repercussão na melhoria das condições de vida desta população.

1.jpg 1.webp 1a.jpg

1a.webp 1aa.jpg 1aa.webp

1b.jpg 1b.webp 1c.jpg

1c.webp 1d.jpg 1d.webp

1e.jpg 1e.webp 1f.jpg

1f.webp 1g.jpg 1g.webp

1h.jpg 1h.webp 1i.jpg

1i.webp 1j.jpg 1j.webp

1k.jpg 1k.webp 1l.jpg

1l.webp 1m.jpg 1m.webp

1n.jpg 1n.webp 1o.jpg

1o.webp 1p.jpg 1p.webp

1q.jpg 1q.webp 2.jpg

2.webp 2a.jpg 2a.webp

2b.jpg 2b.webp 2bb.jpg

2bb.webp 2bbb.jpg 2bbb.webp

2bbbb.jpg 2bbbb.webp 2c.jpg

2c.webp 3.jpg 3.webp

4.jpg 4.webp 4b.jpg

4b.webp 4c.jpg 4c.webp

6.jpg 6.webp 8.jpg

8.webp 9.jpg 9.webp

9a.jpg 9a.webp