No início do corrente mês, teve lugar nos Polos Comunitários da Nazaré e da Ribeira Grande o encerramento do ano letivo 2020/2021 dos Cursos EFA – Educação e Formação de Adultos, que se realizaram nos próprios bairros sociais, tendo o evento culminado com as apresentações das atividades integradoras das duas turmas finalistas do ensino secundário, com equivalência ao 12º ano de escolaridade.

Os trabalhos finais foram subordinados às temáticas “Retratos de Vida” e “Dar a Conhecer é Preservar”, tendo sido realizadas reflexões sobre vários temas, pertinentes e atuais no contexto da nossa sociedade, bem como sobre os museus, costumes e tradições regionais, valorizando e dando a conhecer a identidade cultural da Região Autónoma da Madeira.

No total, concluíram os cursos 26 alunos, sendo que outros sete completaram as Formações Modulares Certificadas de Inglês e Informática, aumentando assim as suas competências e aptidões nestas áreas.

Na mesma iniciativa, foram entregues os certificados de conclusão de curso aos alunos da turma de 9º ano do Polo Comunitário da Ribeira Grande, do ano letivo 2019/2020, 12 alunos no total, uma vez que, no ano transato, devido às medidas de restrição e contenção da COVID-19, a cerimónia pública foi adiada.

Estes cursos resultam de um protocolo de cooperação estabelecido entre a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira e a Escola dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro (Escola do Galeão), permitindo que os inquilinos destes conjuntos habitacionais possam melhorar as suas habilitações escolares e as suas competências profissionais, com vista a uma inserção e/ou progressão no mercado de trabalho.

Tal foi possível graças à criação de condições para o efeito, como o reajustamento das infraestruturas, o que possibilitou a deslocação do corpo docente até estes locais.

Importa referir que a aposta em cursos de qualificação e melhoria de competências, bem como em formação ao longo da vida, tem-se revelado um dos eixos de intervenção com grande relevância para a IHM, refletindo a preocupação desta Entidade Pública em proporcionar condições, através de várias parcerias com entidades locais e regionais, no sentido de levar até aos bairros sociais sob a sua tutela projetos de interesse para esta comunidade e com repercussão na melhoria das condições de vida desta população.