Iniciaram-se as obras na Mata da Nazaré

A primeira fase das obras de requalificação da Mata da Nazaré já se iniciou. No dia 10 de maio de 2021, a Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, acompanhada pelo Presidente e pelos vogais do Conselho de Administração da Investimentos Habitacionais da Madeira, Bruno Pereira, Elias Gouveia e Ruben Nunes, respetivamente, visitou o espaço verde que está a ser intervencionado.
O investimento de meio milhão de euros do Governo Regional vai transformar toda a área envolvente ao Bairro da Nazaré, com aproximadamente 12.500 m², sendo que será reforçada a atual estrutura verde e instalado um palco.
Para além do palco coberto, que terá o formato de coreto, será construída uma cafetaria com esplanada, um circuito de manutenção com equipamentos desportivos e um núcleo de recreio infantil e de atividade física, direcionado para as várias gerações. Ao longo de toda a área, será colocado mobiliário urbano diverso, como bancos, mesas e sinalética.
A intervenção prevê a plantação de espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, definindo-se um espaço verde mais consistente, de maior valor ornamental e com mais utilidade para a população. Na zona central, surgirá uma área relvada de uso múltiplo.
Todo o espaço será coberto por uma vedação, sendo criado um percurso pedonal e outros complementares nas periferias, com acessos de viaturas e zonas de estacionamento.
Relembre-se que a obra será executada em duas fases, sendo que a primeira, que se iniciou, deverá estar concluída no final deste ano e a segunda no final de 2022.

ENTREGA DE VIATURA DE APOIO
Na visita, foi entregue aos serviços técnicos da IHM uma viatura de carga (de caixa aberta basculante) para apoio nos trabalhos de manutenção dos espaços habitacionais dos diversos complexos habitacionais, nomeadamente os de jardinagem.
O investimento de cerca de 39 mil euros na aquisição deste veículo revela-se importante na medida em que permite facilitar as tarefas em áreas verdes como a visitada.

Augusta Aguiar, Secretária Regional de Inclusão e Assuntos Sociais, destacou «a grande mais-valia da requalificação deste espaço nobre, localizado no maior bairro social gerido pela IHM na cidade do Funchal, que irá servir todos os seus habitantes, desde os mais jovens até os mais idosos, promovendo-se o convívio intergeracional e permitindo a realização de diversas atividades lúdicas e socioculturais», neste sentido «é fundamental a promoção da integração urbanística e paisagística do parque habitacional público e privado, dotando os bairros de espaços verdes de qualidade, que permitam uma melhoria da qualidade de vida dos seus moradores», concluiu.

Mata1.jpeg Mata2.jpeg Mata3.jpeg

Mata4.jpeg Mata5.jpeg Mata6.jpeg

Mata7.jpeg