Pedro Calado entrega carrinha a Polo Comunitário

O Vice-Presidente do Governo Regional, Pedro Calado, entregou no dia 30 de abril uma carrinha de nove lugares ao Polo Comunitário da Comandante Camacho de Freitas, num evento que contou com a presença da Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, que tem a tutela da IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM.
Esta nova carrinha, adquirida no âmbito de um projeto do Orçamento Participativo da Região Autónoma da Madeira – OPRAM, no valor de 38.500 euros, vai permitir ao Polo Comunitário reforçar as atividades de inclusão social destinadas às famílias residentes neste bairro social.
Com este veículo, será possível assegurar o transporte dos utentes que participam nas várias atividades de âmbito comunitário, formativo, educativo, cultural, desportivo e recreativo, servindo os 235 beneficiários. Este Polo Comunitário, criado pela IHM em 2016, fica localizado num bairro social com cerca de 250 moradores, na sua grande maioria com faixas etárias mais elevadas e, como tal, alguns com mobilidade reduzida. Por outro lado, nos períodos de interrupção letiva, realizam-se nesta estrutura ATL destinados a crianças e jovens, cujo objetivo principal é ocupar os tempos livres com atividades promotoras de estilos de vida saudáveis, sendo as idas à praia e atividades lúdico-desportivas ao ar livre as mais solicitadas por este grupo de utentes, as quais, até à data, pela dificuldade nas deslocações, não eram possíveis de concretizar com a frequência desejável. Assim, a aquisição desta carrinha vem colmatar as lacunas nestas deslocações, dotando de melhores meios este Polo Comunitário, que desenvolve um trabalho imprescindível no âmbito do apoio social à população residente neste bairro.
A envolvência dos utentes em torno deste projeto é uma demonstração clara e expressiva de democracia participativa, uma vez que foi incentivada a hipótese de serem os próprios a definir onde e como gostariam de ver investidas as verbas públicas, em função das suas necessidades mais emergentes.
A inclusão social das famílias residentes nos conjuntos habitacionais sob gestão da IHM constitui um vetor estratégico e primordial desta entidade. Desta forma, desde 2015, esta empresa pública tem investido na criação de estruturas de apoio social à comunidade residente nos vários complexos habitacionais, localizados em bairros mais desprotegidos de serviços e estruturas de suporte. Atualmente, a IHM faz a gestão e manutenção de seis polos comunitários, sendo que esta carrinha irá servir igualmente todas estas estruturas, sempre que se justifique, conseguindo-se deste modo, através de uma política de maximização de recursos, que um único projeto do OPRAM apoie cerca de mil utentes.