O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, vai apoiar 72 famílias, com a atribuição de mais de 998 mil euros, ao abrigo do Programa de Recuperação de Imóveis Degradados (PRID), promovido pela IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, divididos pelos anos orçamentais de 2020 e 2021.
A primeira parte destes apoios financeiros, no valor de aproximadamente seis mil euros, será entregue no decorrer das próximas semanas, sendo que, atendendo à situação pandémica atual, a IHM não realizará, como habitualmente, cerimónia pública, fazendo-se as atribuições por marcação. Conforme prevê o programa, o apoio é disponibilizado em três tranches, correspondendo a primeira e a segunda a 40% do total do investimento cada uma delas e a terceira a 20%.
O PRID destina-se a agregados familiares economicamente carenciados e sem hipótese de recorrerem ao crédito bancário, permitindo financiar a execução de obras de conservação, recuperação ou beneficiação de habitações que se encontrem em situação de degradação ou não reúnam as condições condignas de habitabilidade, salubridade e conforto.
O apoio pode ir até ao montante máximo de 15 mil euros e é concedido em forma de empréstimo, sem juros, podendo ser a fundo perdido quando devidamente comprovada a incapacidade económica da família.
Desde o início do programa, este instrumento financeiro já permitiu apoiar 4.386 agregados familiares.

1.jpg 1.webp 2.png

2.webp 3.jpg 3.webp

4.jpg 4.webp