O Presidente e a Vogal do Conselho de Administração da IHM, Bruno Pereira e Mara Rodrigues, visitaram o “Projeto Agrícola Gestos Verdes”, da ‘Associação de Surdos, Pais, Familiares e Amigos, da Madeira’, com o intuito de se inteirarem das iniciativas desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).
Num prédio rústico com uma área total de 19.950 m² cedido pela IHM, a associação desenvolve, em São Gonçalo, desde 2013, um projeto agrícola que consiste no cultivo de bananas, hortícolas e plantações endémicas. Esta IPSS escoa a produção de banana através da GESBA e os restantes produtos por venda direta com a sua participação no Mercadinho Biológico que se realiza às quartas-feiras na Avenida Arriaga, bem como mediante a entrega de cabazes por encomenda.
Desta forma, a associação, com 320 sócios, consegue ser autossustentável, prestando apoio à comunidade surda de diversas formas, nomeadamente através de traduções simultâneas.
Sérgio Teixeira, Presidente da ‘Associação de Surdos, Pais, Familiares e Amigos, da Madeira’, mostrou-se disponível para uma parceria ou um projeto comum com a CRIAMAR, que tem uma atividade muito intensa junto da população de São Gonçalo, através do seu “Polo de Conhecimento”.