Entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro de 2020, a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM celebrou o Pão-por-Deus em vários bairros sociais. O objetivo foi transmitir costumes e tradições regionais e promover a confraternização entre os moradores dos complexos habitacionais.
As iniciativas envolveram, no total, cerca de cem utentes distribuídos pelos vários polos comunitários da IHM, nomeadamente Nazaré, Ribeira Grande, Comandante Camacho de Freitas, Santa Luzia, Ribeiro Real, Torre e Projeto Renascer@Nogueira+ E7G, sendo que os eventos são readaptados devido às medidas de prevenção e mitigação da COVID-19, estando o limite de utentes restringido à lotação máxima de cada um dos espaços.
As atividades desenvolvidas variaram de acordo com os interesses e características da população que acolheram, dividindo-se entre sessões de informação sobre esta tradição, decoração de sacos do Pão-por-Deus, dissertação de quadras alusivas à época da autoria dos moradores, desfile do melhor chapéu de Halloween e convívios de magustos nos bairros.
Momentos de partilha como estes fomentam os laços de solidariedade e interajuda entre os residentes na comunidade local. Através destas iniciativas, a IHM pretende promover, por um lado, a aproximação do público mais jovem à cultura e tradições regionais e, por outro, combater o isolamento social, um aspeto deveras importante em faixas etárias mais elevadas, sendo considerado, inclusive, uma das prioridades dos projetos de inclusão social da IHM.

 

Projeto "Renascer@Nogueira+E7G"

 

Polo Comunitário de Santa Luzia

 

Polo Comunitário do Ribeiro Real

 

Polo Comunitário da Comandante Camacho de Freitas

 

Polo Comunitário da Torre

 

Polo Comunitário da Ribeira Grande

 

Polo Comunitário da Nazaré