No âmbito de um protocolo de cooperação entre a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira e a Escola dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, estão a ser promovidos Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) nos Polos Comunitários da Nazaré e da Ribeira Grande. Esta iniciativa, que começou no ano letivo de 2016/2017 nos respetivos Polos Comunitários, adveio de um projeto denominado “Escola de Bairro” cujo fundamento principal consiste nas aulas serem lecionadas no próprio complexo habitacional.
O projeto veio possibilitar a melhoria de habilitações escolares e competências profissionais, com vista a uma (re)inserção e/ou progressão no mercado de trabalho.
Após um levantamento das necessidades e interesses junto dos inquilinos da IHM, esta entidade percebeu que as baixas qualificações têm uma correlação positiva com a dificuldade dos mesmos na integração laboral. Por outro lado, as aulas para adultos são maioritariamente em horários noturnos, o que dificulta a frequência nas mesmas, visto muitos destes moradores não possuírem suporte familiar, não tendo assim com quem deixar os filhos menores nesses horários. Assim, ocupar os tempos-livres da população adulta com cursos certificados, em horários compatíveis com a sua vida doméstica e familiar, veio permitir que esta população pudesse aumentar as suas qualificações, dando-lhes ferramentas pessoais e profissionais mais ajustadas às exigências do mercado de trabalho atual.
Ao longo dos anos, fruto do investimento no trabalho social realizado pela IHM, o interesse e a adesão a cursos e formações que permitem a capacitação dos moradores nos vários complexos habitacionais tem vindo a aumentar.
Refira-se que este projeto se iniciou em 2016 nos Bairros Sociais da Nazaré e Ribeira Grande com 24 alunos. No ano letivo que se avizinha, contará com três turmas de Cursos EFA de equivalência ao ensino secundário, totalizando 57 formandos.
De salientar que, para além destes Cursos EFA, no Bairro da Ribeira Grande, 38 alunos irão frequentar Formações Certificadas de Inglês e Informática, que se iniciam igualmente em setembro.