Na sequência da confirmação da presença de casos de infeção provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 (doença COVID-19) no Complexo Habitacional Nova Cidade, a Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania deu instruções à IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM para proceder à desinfeção das zonas comuns e imediações daquele bairro, seguindo as recomendações das autoridades de saúde regional para a higiene e segurança da população.

Os trabalhos decorreram no dia 25 de abril de 2020, a partir das 10h00, com uma duração de entre quatro a cinco horas, sendo que, durante a desinfeção os moradores tiveram que permanecer no interior das suas habitações, com as portas e janelas devidamente fechadas. Após os trabalhos, as áreas ficaram interditas durante trinta minutos.

A circulação rodoviária e pedonal na Avenida Nova Cidade, no troço compreendido entre o Centro de Saúde (a sul) e a rotunda junto à Escola Básica (a norte), foi também interdita.

Esta operação envolveu equipas de diversas entidades, nomeadamente a IHM, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, o Comando Regional da PSP e o SESARAM.