O Governo Regional, já iniciou as obras de reabilitação e 16 moradias da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM no Porto Moniz. Nesta empreitada vão ser feitas intervenções nos alçados, exteriores e rede de abastecimento de água, num investimento que terá o valor de 192.947,16€ (IVA incluído).

Estas obras irão contemplar reparações e colocação de revestimento térmico pelo exterior em todos os alçados, colocação e pintura de novas soleiras e peitoris e execução de uma nova rede de abastecimento de água potável. As janelas serão substituídas por janelas em alumínio com corte térmico, registo de ventilação variável e vidros duplos e as portas exteriores por portas de alumínio com isolamento. Toda a rede de abastecimento de água potável será mudada.

Estes trabalhos, que têm um prazo estimado de execução de 150 dias, garantirão mais segurança e conforto aos moradores. Numa segunda fase está prevista a instalação de painéis solares, sendo que nesta intervenção será já realizada uma pré-instalação.

A segunda fase será executada no âmbito das candidaturas efetuadas pela IHM, EPERAM e recentemente aprovadas ao programa Operacional Madeira 14-20, eficiência energética em habitações sociais. Estas duas intervenções irão permitir a redução do consumos energéticos e, consequentemente, da fatura da eletricidade e gás destas famílias.

Outros oito bairros da IHM, EPERAM estão também abrangidos por esta operação de eficiência energética (conjuntos habitacionais das Romeiras e Santo Amaro, no concelho do Funchal, Casais D’Além e Figueirinhas, em Santa Cruz, Achada, Balseiras e Jardim da Serra, em Câmara de Lobos, e Seixal, no Porto Moniz).

As primeiras dez moradias na vila do Porto Moniz foram construídas em 1988 e as restantes seis em 1997. Desde então já foram alvo de diversas intervenções. Porém, esta é a de maior dimensão. Nestas 16 moradias (seis T2, quatro T3 e seis T4) residem cerca de 50 pessoas.