Quem, por estes dias, passar pelo bairro do Galeão, freguesia de São Roque, Funchal, perceberá que o edificado começou a ser intervencionado visando a reabilitação e conservação dos 12 blocos que compõe aquele conjunto habitacional, propriedade da Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM.
Trata-se de mais um investimento por parte do Governo Regional, em curso, na ordem dos 210 mil euros (IVA incluído), com um prazo de execução de quatro meses.

Neste âmbito, a IHM procede à reparação do betão armado, revestimentos e juntas de dilatação nas fachadas dos 12 blocos, incluindo a pintura. Os espaços interiores dos edifícios beneficiarão novas portas de entrada, pintura, reparação da rede elétrica e iluminação, substituição de intercomunicadores e caixas de correio.

Nos espaços exteriores, a par da recuperação da via de acesso ao conjunto habitacional, proceder-se-á à instalação de equipamento de recreio infantil, com escorrega, baloiço, torre e rede, assente em pavimento de borracha reciclada, dotando, desta forma, o bairro do Galeão de um espaço adequado e seguro à fruição das crianças.

O conjunto de obras de melhoramento no bairro, que envolve a reabilitação e pintura de fachadas e coberturas do edificado, arranjo dos espaços interiores, remodelação e asfaltamento da via de acesso interna e instalação de um novo parque infantil, permitirá melhorar as condições de habitabilidade e bem-estar de 66 famílias residentes, em benefício de cerca de 230 pessoas, refere a propósito, a Presidente da IHM,EPERAM, Vânia Jesus.

Importa referir que no bairro do Galeão, o Governo Regional, através da IHM, efetuou uma primeira intervenção em 2017. A empreitada no valor aproximado de 80 mil euros incidiu na recuperação e valorização dos espaços exteriores, numa perspetiva corretiva de diversas componentes, nomeadamente a reposição da regularidade e consistência das superfícies pavimentadas, quer de estacionamento automóvel, quer do eixo de circulação pedonal, com destaque para o conjunto sequencial de lances de escadas e rampas. Sinalizar ainda a correção de taludes, limpeza das áreas verdes e a introdução de espécies arbóreas e arbustivas.

A obras no bairro do Galeão decorre da aposta que o Governo Regional tem feito na reabilitação dos seus bairros sociais, representando um investimento de mais de 10 milhões até ao final de 2018, encontrando-se já no terreno um conjunto de obras em valor superior a 5,8 milhões de euros.”