A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através da Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), iniciou obras de reabilitação e remoção de amianto nos edifícios 1 a 9 do bairro do Hospital.

A empreitada orçada em mais de 600 mil euros contempla, ao nível das fachadas, a reparação de betão armado, rebocos, peitoris e soleiras nos alçados dos nove edifícios de habitação, assim como a substituição das coberturas existente, que contêm materiais em fibras de amianto, para materiais energeticamente eficientes e não nocivos para a saúde dos moradores.

A remoção de placas de fibrocimento representa mais um passo na concretização de um importante compromisso incluído no Programa de Governo: remover o amianto do Parque Habitacional da IHM até ao final de 2018.

É ponto de honra para o Governo Regional cumprir este objetivo, no âmbito das empreitadas de requalificação e de reabilitação dos bairros sociais da IHM.

A obra em curso inclui, igualmente, um conjunto de intervenções nas áreas comuns, nomeadamente, a reparação de degraus e a substituição de alumínios e carpintarias, a pintura de paredes, tetos e guardas e a reparação de intercomunicadores, campainhas, interruptores e botões de pressão danificados.

A empreitada de reabilitação e remoção de fibrocimento dos blocos 1 a 9 do Bairro do Hospital foi adjudicada em novembro e tem um prazo de execução de sete meses.

Recordar que a Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através da Investimentos Habitacionais da Madeira, tem em curso um plano plurianual de investimento no valor de 6,2 milhões de euros, visando a recuperação e reabilitação dos vários bairros da Região.

Hospital, Nazaré, Complexo Habitacional de Santo Amaro, Ajuda, Ribeira Grande e Bairro dos Professores, no Porto Santo, integram o leque de intervenções em curso ou realizar em 2018 no que concerne à remoção de amianto.

(Portal do Governo Regional de 7 de Dezembro de 2017)