A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através da Investimentos Habitacionais da Madeira, em parceria com a Secção Regional da Madeira da Ordem dos Engenheiros Técnicos apresentou quinta-feira, 23 de fevereiro, o Prémio ‘Reabilitar Madeira 2017’.

A iniciativa de âmbito regional tem por objetivo valorizar, promover e divulgar o trabalho desenvolvido por projetistas, construtores e promotores do setor privado, distinguindo, para o efeito, projetos de reabilitação urbana nas categorias de Habitação, Comércio e Serviços e Turismo, procurando, ainda, disseminar as boas práticas e a excelência das intervenções.

“Reabilitar pressupõe valorizar os edifícios, mas também todos os que durante um período de crise continuaram a investir e a reabilitar o edificado, o nosso património”, defendeu Rubina Leal, governante com a pasta da Habitação.

O Prémio Reabilitar Madeira é indissociável dos desafios que se colocam à Economia Regional, nomeadamente, o do crescimento sustentável a médio e longo prazo, onde a reabilitação urbana surge como vetor de investimento e política estratégica no incremento da competitividade e qualificação ambiental das cidades e outras localidades da região autónoma.

“Há pressupostos a que temos de atender”, indicou a Secretária Regional.

“Todos se recordarão que até 2013 foram criadas novas centralidades na nossa cidade, - a Praça Amarela e do Carmo, a Ajuda e a própria dinamização da Zona Velha - que motivaram e estimularam promotores a reabilitar muitos edifícios, valorizando e dinamizando a cidade”, continuou.

A apresentação de candidaturas decorre entre os dias 1 de março e 31 de maio de 2017 junto dos serviços da IHM, conforme o disposto no Regulamento do Prémio.

São elegíveis à I edição do prémio regional intervenções de reabilitação urbana realizadas em qualquer concelho da Região, nas categorias de Habitação, Comércio e Serviços e Turismo, com emissão de licença de habitabilidade entre 1 de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2016.

São ainda consideradas intervenções mediante a apresentação de comprovativo de pedido da licença de habitabilidade no período em referência.

(Portal do Governo Regional de 24 de Fevereiro de 2017)

BTVer Galeria

BTVer Regulamento

BTVer Ficha de Candidatura